O CIO DAS GATAS

8 03 2007

A cada pessoa que nasce, 45 gatos também nascem!

      O Cio: Na primavera e no verão, em decorrência dos dias mais longos, o cio das gatas pode ocorrer de 21 em 21 dias e dura de cinco a dez dias. Fora deste período, ele ocorre em média de três em três meses. Sintomas do cio: o barulho é o único sintoma de cio. Ela mia, ela rola, ela se esfrega, ela se oferece. Não tem outros sintomas físicos de cio, como na cachorra, onde ocorre o sangramento e o edema de vulva.

      Métodos anticoncepcionais: Existem métodos anticoncepcionais, como as injeções de hormônio, mas os efeitos colaterais são tantos, que a maioria dos veterinários não os recomendam.
Pode-se usar anticoncepcional humano, mas isso só deve ser feito com a orientação de um veterinário, pois só ele sabe a dosagem certa.
Pode-se também confinar a gata. Existem gaiolas apropriadas para felinos. Mas não esqueça de oferecer-lhe água e comida sempre fresquinhas e manter a sua areia sempre limpa.
Pode-se mantê-la em uma peça com janelas bem fechada, mas bem ventilada. Não esquecendo da água e da comida, bem como da areia.

      Castração: O tempo que leva uma cirurgia para castrar uma gata é muito variável. Se não tiver problema nenhum, de 30 a 40 minutos.
O pós-operatório é em torno de sete dias ou até que se retire os pontos. No pós-operatório a gata deve ficar confinada, pois ela não pode pegar sujeira para não infeccionar os pontos.
Os curativos devem ser trocados periodicamente.

      Pré-natal e cuidados do pré-parto: É importante, quando se pensa em colocar uma fêmea em reprodução, providenciar a aplicação de vacinas e vermífugos, para que ela fique mais resistente, porque durante o período de cio as defesas dela baixam.
      Têm no mercado, alguns vermífugos que podem ser administrados durante a gestação, mas estes devem ser indicados pelo médico veterinário. Tanto no início da gestação, como durante, deve-se evitar o uso de qualquer tipo de medicamento.
    É bom  fazer um acompanhamento com o veterinário, para se tirar todas as dúvidas com relação a como funciona o parto, quanto tempo leva, o que se pode esperar de normalidade e o que seria problema.

Fonte: Dra. Maria Cristina Steffen Barbosa – CRMV 4685


Ações

Information

Deixe um comentário